quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Cadê você, meu filho?


Acho Scooby Doo um desenho sensacional. Não só por fazer rir até hoje, desde quando eu assistia na infância, mas pq é praticamente um retrato da sociedade. um grupo de 4 pessoas e um cão que representam toda a população da terra. Vejam bem.

-Fred- Nunca gostei dele, creio q você também não, e acho que pelo mesmo motivo: Perfeito demais. Bonitão, Líder do grupo, Corajoso, Inteligente. Ao menos essa é a imagem que quer passar. Fred representa os políticos, que são nossos líderes e mesmo assim não vamos com a cara.

-Daphne- Ela representa a burguesia.. Não importa o perigo que todos estejam, estar com boa aparência sempre é o mais importante. Parece ser legal com todos mas só quer saber de receber os agrados da liderança.


-Velma- Representa a classe média.. que tem conhecimento, que sempre resolve as coisas mas que nem sempre tem a atenção devida das lideranças e a burguesia quer estar sempre acima dela. Adoro a Velma. :)


- Salsicha e Scooby- São o povão. Maior quantidade que os demais, não sabem o que querem, fazem as coisas que a liderança fala para fazer, sempre se ferram e, quando não estão afim de fazer algo, sem recebem algum agrado para ganhar os votos. (No caso, os deliciosos biscoitos Scooby, q eu não entendo como o Salsicha come..)

Aí está.. Scooby Doo nos revela a real faceta da sociedade, por isso todo episódio, ao fim, tira a máscara de alguém. Em 2009, o desenho completa 40 anos. Que tenha mais 100!

Um comentário:

Vitor Hugo Mota disse...

Só esqueceu um pequeno detalhe: o povão morre de fome. Salsicha e Scooby estão sempre numa larica fodida, comendo as mais loucas misturas gastronômicas (não vou mencionar o envolvimento deles com drogas, pois sei que é uma análise mais política, e não social). Povão tá sempre roendo pé de mesa!

Arquivo do blog